Bem Vindo


Faça um blogueiro feliz. Comente e compartilhe com os amigo.

domingo, 25 de abril de 2010

E tu, que dizes quem sou???

"E tu, que dizes quem sou???
Tu é o Cristo o filho do Deus vivo!" Texto Bíblico

O espiritismo encherga Jesus como um iluminado,o Budismo vê Jesus como um pensador. O Islamismo fala que Jesus é um profeta. Os ateus até contestam a existência de Jesus no passado. Mas Jesus se revelou a Pedro como o filho do Deus vivo. A ti Jesus se revelou docemente. A mim caro amigo, Jesus se revelou ainda mais por meio deste texto, como um amigo e Senhor. Como alguém que devo imitar na simplicidade,companheirismo, na bondade, benignidade, longanimidade e misericórdia. Jesus se revelou a mim e não importa o que os outros falam e sim o que ele é em mim.

Gentil Pereira
Que Deus nos Ajude!

sábado, 24 de abril de 2010

A parábola da bola

Ed René Kivitz

Os dez homens importantes sentados ao redor da bola discutiam acaloradamente:
– A bola é grená, disse um.
– Claro que não, a bola é bordô, retrucou outro em tom raivoso.

Todos estavam fascinados pela beleza da bola e tentavam discernir a cor da bola. Cada um apresentava seu argumento tentando convencer os demais, acreditando que sabia qual era a cor da bola. A bola, no centro da sala, calada sob um raio de sol que entrava pela janela, enchia a sala de uma luminosidade agradável que deixava o ambiente ainda mais aconchegante, exceto para aqueles dez homens importantes, que se ocupavam em defender seus pontos de vista.

– Você é cego?, ecoou pela sala gerando um silêncio que parecia ter sido combinado entre os outros nove homens importantes. Era até engraçado de observar a discussão – na verdade era trágico, mas parecia cômico. Todos os dez homens importantes usavam óculos escuros, cada um com uma lente diferente. Talvez por causa dos óculos pesados que usavam, um deles gritou “você é cego?”, pois pareciam mesmo cegos.

Depois do susto, a discussão recomeçou. O sujeito que acreditava que a bola era cor de vinho debatia com o que enxergava a bola alaranjada, mas um não ouvia o que o outro dizia, pois cada um usava o tempo em que o outro estava falando para pensar em novos argumentos para justificar sua verdade. Aos poucos, a discussão deixou de ser a respeito da cor da bola, e passou a ser uma troca de opiniões e afirmações contundentes a respeito das supostas cores da bola. A partir de um determinado momento que ninguém saberia dizer ao certo quando, os dez homens tiraram os olhos da bola e passaram a refutar uns ao outros. Em vez de sugestões do tipo: – A bola é vermelha, todos se precipitavam em listar razões porque a bola não era grená, nem cor de vinho, nem mesmo alaranjada.

De repente, alguém gritou: – Ei pessoal, onde está a bola? Todos pararam de falar – estavam todos falando ao mesmo tempo, e foi então que perceberam um alarido parecido com aquelas gargalhadas gostosas que as crianças dão quando sentem cócegas. Correram para a janela e viram uma criançada brincando com a bola, que parecia feliz sendo jogada de mão em mão. Ficaram enfurecidos com tamanho desrespeito com a bola. Ficaram também muito contrariados com a bola, que parecia tão feliz, mas não tiveram coragem de admitir, afinal, a bola, era a bola.

Lá fora, sem dar a mínima para os dez homens importantes, estavam as crianças brincando e se divertindo a valer com a bola que os dez homens importantes pensavam que era deles. E nenhuma das crianças sabia qual era a cor da bola.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A igreja evangélica brasileira? Não passa de um palhaço falando verdades.

"Se o sal for insípido para nada mais presta a não ser para ser pisado e jogado fora" Texto Bíblico

Um dia um circo entrou em uma cidade e logo procurou um bom local para levantar a tenda. Achando, logo se prepararam para a apresentação. A tarde já prontos viram uma chama subir no fundo do picadeiro... Correram pra apagar o princípio de fogo mas, o palhaço vendo que estava sendo difícil, correu para a cidade gritando desesperadamente -" fogo!!! O circo está pegando fogo!!! O circo está pegando fogo!!! Chorando e gritando o palhaço batia nas portas das casas mas as pessoas riam. Davam gostosas gargalhadas com o palhaço. Que não parava de gritar. - " fogo!!! o circo está pegando fogo!!!" Pobre do palhaço. Ele não tinha credibilidade. Não passava de um palhaço.

A igreja evangélica brasileira???
Não passa de um palhaço falando verdades. Perde dia a dia a credibilidade por conta de homens que brincam com a cara de Deus. Fingindo-se sábios, fizeram loucos!!! Tristemente homens sem o temor a Deus. Só se arrependem quando são pegos em flagrante ou quando não tem mais como continuar com a mentira. Todos os dias homens se levantam nos púlpitos sem o menor temor a Deus. Temer a Deus não é ter medo. Temor é reverenciar a Deus. Falta reverência. Respeito ao criador de nossas almas.

Que Ele nos ajude !

( Gentil Pereira )

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Re-pensar a fé

"Tomaram a fé por um saber."

Queremos dizer que: tomando a fé por saber os evangélicos não questionam, nem tem coragem de perscrutar a sua fé.

TRISTEMENTE "Por ela, alguns estão dispostos a morrer e a matar; não duvidam, não hesitam, conhecem a Verdade e o Bem."
Desta maneira a verdade e o bem lhes bastam o que é um tremendo erro.

"Pra que precisam de ciências? Pra que precisam de democracia? Tudo está escrito no livro."

TRISTEMENTE. Para quê questionar? O medo de ser excomungado ou ficar de banco ou ser excluído impera nas igrejas evangélicas da mesma maneira que foi no passado na igreja católica

TRISTEMENTE. "Basta crer e obedecer."
Será que crer e obedecer é suficiente para a vida, será que ser assim apático é suficiente para uma boa-fé?

TRISTEMENTE ."entre os direitos dos povos e a Torá, eles escolheram de que lado estão, de vez uma por todas."
Isso sem questionar só porque falaram para eles que era assim. Eles estão do lado de Deus.. Como podem estar errados?

TRISTEMENTE. "Por que deveriam crer em outra coisa? Fundamentalismo. Obscurantismo. Terrorismo. Eles querem fazer-se anjos; fazem-se de bestas ou de tiranos. Tomam-se por Cavaleiros do Apocalipse.

TRISTEMENTE . "São os janízaros do absoluto, que eles pretendem possuir com exclusividade e que reduzem à dimensão, singularmente estreita, de sua boa consciência. "

TRISTEMENTE . "Prisioneiros de sua própria fé, escravos de Deus ou do que consideram ser, sem provas"

Mas para sair do impasse de que a fé precisa de verdades absolutas e a possibilidade de dúvida. Propusemos que a cosmovisão protestante evangélica re-signifique a fé. Precisamos re-pensarmos a nossa fé. Re-pensarmos os chavões e textos bíblicos AT e NT.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

minha pequenez

Vocês já perceberam que eu reconheço minha pequenês diante de muitas questões que desconheço? Muita coisa eu naõ sei e já disse isso tantas vezes aqui e não apelo pra Deus dizendo:- " Deus sabe de todas as coisas." Muita coisa que escrevo não posso provar segundo a ciência porque as coisas a cerca de Deus não é conhecido atraves da ciencia mas pelo coração. Sigo a minha intuição e posso estar errado.

Tenho tentado sair desse arraial religioso pra refrescar a mente pois tem muita baboseira como já denunciamos vastamente. Eu denuncio a podridão religiosa que se abate no brasil.

Albert Einstein nunca disse que era ateu. Antes disse que não cria no Cristianismo de sua época. Não sou ateu, mas não creio em muitas das filosofias cristãs de nossa época.Quando eu não tenho explicação plausivel eu me calo ou busco respostas em minhas várias leituras.

Vocês sabem que os indios intui um Deus próprio e ninguem os ensinou sobre Deus... Ele, Deus existe no silêncio, no vento, no ar. Deus é tudo, é bruma, é paz.

Que ELE nos Ajude!!!

( Gentil Pereira )

domingo, 18 de abril de 2010

Porque Saramago perde tanto tempo falando de Deus?

Porque Saramago perde tanto tempo falando de Deus? Pensei que quem falava muito de Deus era religioso. Ele é religioso?
Vi alguns documentários sobre Chico Xavier e na sua doutrina á algumas contestações...
No entanto me encantei com a atitude desprendida desse homem com o dinheiro. Cumpramos os mandamentos por amor e não por obrigação. Assim reza a nossa cartilha cristã.

Bom... Assim eu aprendi e assim eu ensino.

Eu me envergonho deste lado nefasto da religião. " Vós sois o sal da terra , se o sal for insípido para nada mais presta se não para ser pisado e ser jogado fora." texto bíblico.
Esses ( e não citarei nomes)são sal insípido. Eu não fujo da verdade. Tenho vergonha da minha religião. Concordo com os que acreditam que a religião é veneno. Por isso não falo de religião pois isso mata e destrói o povo. Eu e alguns poucos(e eu sei disso )tentamos preparar o povo pra o dia a dia da vida.

É verdade. A religião é ópio. E a cada dia aparece um que se aproveita disso. Homens miseráveis e amantes de si mesmos.Arrogantes que se possível venderiam até a mãe. Raça de viboras. Cães devoradores. Eu sou o maior crítico dessa gente. Mas procuro não ser radical com idéias divergentes. Em meu grupo há pessoas de todos os tipos e eu as respeito. Não imponho e sim exponho as ideias. Deles não quero nada. Só me dou totalmente a eles.

Não quero ganhar nada com brigas teológicas... Aliás, desses teólogos todos me afastei.Quero ganhar só novas idéias,amigos e boas esperiências como as que estou tendo no decorrer da minha vida. As pessoas tem razão, a crentaiada é um bando de burros mesmo, mas nem todos. Li o último livro de Saramago e achei muito ruim. Um tema voltado a mesmice, sem graça e sem inspiração jovial.

Ser refutado pode me parecer mal mas não é... Faz bem pro meu brio. Eu tenho que pensar e me esforçar para obter resposta coerentes. Pode parecer que minhas idéias não façam sentido a alguns e algumas vezes realmente não fazem. Mas com isso cresço um pouco mais. Reconheço minha pequenês diante das grandes questões da vida. No entanto vou descortinando esse emaranhado religioso que se fez neste arraial evangélico brasileiro.

E Deus me Ajude!!

( Gentil Pereira )

Deus não é o culpado!

Quero deixar registrada a inculpabilidade de Deus.
Todas as mazelas do mundo provem do próprio ser humano. Se vemos crianças morrendo de fome perguntamos o que Deus está fazendo... Frei Leonardo Boff fala que devemos olhar para nós e perguntarmos o que estamos fazendo para que essa história mude.
Deus capacitou pessoas com inteligência e poder aquisitivo altíssimo que podem amenizar todo esse sofrimento, mas não se importam.

E você, o que está fazendo??? Culpando a Deus??? No mundo temos duas escolhas, ou permitimos que a vida azede nosso coração que é o que está acontecendo com muitos ou permitimos que a vida se torne doce e vivamos sem preocupações.
Ou alguns ateus estão com a total razão ou estão loucos. Ou as duas coisas. Mas UMA coisa é certa. Não deixarei de ser amigos deles por causa da diferença ideologica.

Não quero provar nada a ninguém e nem impor, mas sim expor as minhas idéias e as dos amigos que andam comigo. Só acho que é uma pena pessoas inteligentes se deixarem azedar... Não acredito que somos marionetes... Estamos construindo e escrevendo a nossa historia, e não acredito que a historia está previamente escrita... Nós somos artesãos de uma nova historia. Foi Deus que fez o mal, porque eu não sei... posso tecer idéias e chavões para explicar, mas será palavras jogada ao vento. Mas quando baixei a quarda pra Deus descobri a vida com suas implicações.

Quando um ateu ou um evangélico vai prestar vestibular para a faculdade, passa o que mais estudou, porque Deus é justo. Mas as coisas ruins que acontece no mundo é porque Deus é justo? Não! É porque o homem escolheu isso. Abraçou o mal. Culpo o homem e não Deus. Todo mundo que sofre "abraçou o mal?” Não! O sofrimento faz parte da vida. Quem está vivo precisa saber que vai morrer... Morre todos os dias todo o tipo de gente e Deus tem culpa?

Minha mulher disse: “... usar o cinto de segurança é bom? Evita que pessoas morram, que fiquem paraplégicas ou tetraplégicas que tenham membros amputados, famílias incompletas, sentindo a falta de um ente querido que se foi num acidente? Mas é necessária uma lei obrigando as pessoas a usarem o cinto porque elas são displicentes por natureza”.

"Que livre arbítrio é esse que só nos dá a opção de obedecer sem discutir ou ser castigado eternamente?" Essa questão é minha, e estou trabalhando nisso.Tudo que fazemos é por puro amor e não por obrigação.
Eu, eu choro com a dor do mundo. Mas Deus não tem culpa. Eu sou o culpado. Tenho projetos sociais não pra amenizar a dor na minha consciência. Tenho projetos porque tenho sonhos.

Pastores e lideres tem ido por um caminhos religiosos sem conhecer a Deus e passado uma mensagem totalmente fora do contexto mundial. Deus não enviou Jesus para a cura e não quer nos fazer prósperos.( Mateus 1:21) Deus quer sarar a nossa alma doente e nossa mente embotada. Não penso no paraíso. Penso em pessoas hoje, no mundo hoje, na vida hoje.

Pode-se questionar cada palavra que falo... que bom. Estamos pensando e fazendo algo acontecer... pessoas estão pensando. Teçamos então esse rosário interminável até que outros tomem nossos lugares.

E que Deus nos ajude

Deus não é o culpado

Quero deixar registrada a inculpabilidade de Deus.
Todas as mazelas do mundo provem do próprio ser humano. Se vemos crianças morrendo de fome perguntamos o que Deus está fazendo... Frei Leonardo Boff fala que devemos olhar para nós e perguntarmos o que estamos fazendo para que essa história mude.
Deus capacitou pessoas com inteligência e poder aquisitivo altíssimo que podem amenizar todo esse sofrimento, mas não se importam.

E você, o que está fazendo??? Culpando a Deus??? No mundo temos duas escolhas, ou permitimos que a vida azede nosso coração que é o que está acontecendo com muitos ou permitimos que a vida se torne doce e vivamos sem preocupações.
Ou alguns ateus estão com a total razão ou estão loucos. ou as duas coisas. Mas UMA coisa é certa. Não deixarei de ser amigo de ninguém por causa da diferença ideológica.

Não quero provar nada a ninguém e nem impor, mas sim expor as minhas idéias e as dos amigos que andam comigo. Só penso que é uma pena pessoas inteligentes se deixarem azedar... Não acredito que somos marionetes... Estamos construindo e escrevendo a nossa historia...Não acredito que a historia está previamente escrita... Nós somos artesãos de uma nova historia. Foi Deus que fez o mal, porque eu não sei... posso tecer idéias e chavões para explicar, mas será palavras jogada ao vento. Quando baixei a quarda para Deus descobri a vida com suas implicações.

Quando um ateu ou um evangélico vai prestar vestibular para a faculdade, passa o que mais estudou, porque Deus é justo. Mas e as coisas ruins que acontece no mundo é porque Deus é justo? Não. É porque o homem escolheu isso. Abraçou o mal. Culpo o homem e não Deus. Todo mundo que sofre "abraçou o mal?” Não! O sofrimento faz parte da vida. Quem está vivo precisa saber que vai morrer... Morre todos os dias todo o tipo de gente e Deus tem culpa?

Minha mulher disse: “... usar o cinto de segurança é bom? Evita que pessoas morram, que fiquem paraplégicas ou tetraplégicas que tenham membros amputados, famílias incompletas, sentindo a falta de um ente querido que se foi num acidente? Mas é necessária uma lei obrigando as pessoas a usarem o cinto porque elas são displicentes por natureza”.

"Que livre arbítrio é esse que só nos dá a opção de obedecer sem discutir ou ser castigado eternamente?" Essa questão é minha, e estou trabalhando nisso.
Eu, eu choro meu amigo com a dor do mundo. Mas Deus não tem culpa. Eu sou o culpado. Tenho projetos sociais não pra amenizar a dor na minha consciência. Tenho projetos porque tenho sonhos.

Pastores e lideres tem ido por um caminhos religiosos sem conhecer a Deus e passado uma mensagem totalmente fora do contexto mundial. Deus não cura e não quer nos fazer opêrósperos. Deus quer sarar a nossa alma doente e nossa mente embotada. Não penso no paraíso. Penso em pessoas hoje, no mundo hoje, na vida hoje.

Você pode questionar cada palavra que falo... que bom. estamos pensando e fazendo algo acontecer... pessoas estão pensando. Teçamos esse rosário interminável até que outros tomem nossos lugares.

E que Deus nos ajude

quarta-feira, 14 de abril de 2010

tomar ou não tomar

Tomar ou não tomar...Eis a questão.
fiz quarenta anos e não vou tomar a vacina, mas tomaria só pra tirar a prova.
Sou evangélico e minha esposa tem bronquite asmática crônica.
Já falei pra ela tomar mas não quer; aí usei o argumento bíblico: "se tomar alguma coisa mortífera não te fará dano algum".Mas mesmo assim ela continua irredutível. E ainda me cita outra passagem bíblica " não tentarás ao senhor te Deus."

Acho que vou ficar viúvo cedo.
Mas tudo isso pra mim não passa de baboseiras de crente que não tem mais assunto pra discorrer nos púlpitos das igrejas... Porque não ensina ao povo princípios éticos sociais, morais e políticos? Porque não ensina ao povo a viver o hoje e entregar o amanhã a Deus a quem pertence. Vamos viver e amar, amar e viver. A vida é poesia e musica. Pra que se desesperar e brigar, discutir e fazer inimizades uns com os outros?

Vamos cantar com o lulu santos gente, e vivamos a vida enquanto Deus nos dá:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar

Gentil Pereira

domingo, 11 de abril de 2010

Eu não sei escrever.

Como não sei
nem escrever uma carta...
Vou por este caminho
tão desconhecido que é a poesia.

E quando olham pra minha cara
fingida
de quem tá de máscara,
eu que sorria
(e quem não usa mascara?)
choro a dor da alma.

Quem diria
que eu por ser um nada,
Um mero acaso da vida;
Fico a procurar palavras, verbos
e sintonia.
Música verbetizada.
Textos ou testiculos,
Que falam a verdade.

( Gentil Pereira )

Verbos que não mais conjugo

Determinar- niguém tem o direito de determinar algo a Deus. Ele que determina conforme a sua vontade e não conforme a nossa.
Profetizar- Eu posso profetizar a benção, mas quem abençoa é Deus, se Ele quiser.
Desistir- Só desito de algo ou de alguém quando estiver morto mesmo porque, Deus nunca desiste do seu intento.
Abandonar- Quando Deus me abandonar eu abandonarei o próximo.
Odiar- Esse verbo é o oposto de amar... E eu fui chamado para amar e não odiar o meu irmão.
Amaldiçoar- Eu posso amaldiçoar, mas se a vontade de Deus é benção eu posso falar a vontade que se torna palavra jogada ao vento.
Fraquejar- É verbo caído, que não se levanta mais. Dá vergonha fraquejar. Precisamos levantar e continuar a caminhada.
Mimar- Dar mamadeira pra adulto meio criança.
Mimicar- Imitar os grandes homens sem ter personalidade própria.
Bodear- Dormir no ônibus, descer depois do ponto e voltar a pé.
Parar- desistir dos planos cedo demais.
Arear- ficar atolado até o pescoço de problemas e não se esforçar para sair.

Que Deus me Ajude!!!

Ser evangélico

Ser evangélico hoje não é fácil. Ser evangélico significa ser motivo de chacota, ser olhado com desdém e receber criticas horríveis. Ser evangélico é passar por vergonha, ser humilhado e caluniado. Ser evangélico não é fácil.

Finalmente me dei conta de que o termo “evangélico” perdeu, por completo, seu conteúdo original. Ser evangélico, pelo menos no Brasil, não significa mais ser praticante e pregador do Evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo, mas, a condição de membro de um segmento do Cristianismo, com cada vez menor relacionamento histórico com a Reforma Protestante – o segmento mais complicado, controverso, dividido e contraditório do Cristianismo. O significado de ser pastor evangélico, então, é melhor nem falar, para não incorrer no risco de ser grosseiro. Mas havia uma época que ser evangélica era sinônimo de status o que também me faz ter vergonha de ser.

Sinceramente... não sei o que é ser evangélico. Partindo do princípio do significado da palavra deveria ser um nome que indicasse aqueles que seguem a Jesus pregam o evangelho “ boas novas”. Mas esse rótulo tornou tão permissivo, cheio de nocividades que já entendo como nocivo. Uns partem para misticismo, outros para o sincretismo religioso.

E na verdade não posso me achar detentor da verdade. Em minha teologia cristã há erros e falhas a serem concertados Ainda bem que Deus me deu sentido, percepção, intuição e o seu espírito para dicernir o bem e o mal. Quando critico a minha instituição faço com presteza, pois conheço.

Mas tenho que fazer isso sem exageros. Minha esposa sempre me diz que para elogiar um, não preciso denegrir a imagem do outro... Mas isso é tão difícil que algumas vezes não resisto. Alguém escreveu : “A igreja Betesda, continua uma congregação que agrega a noiva de Cristo que é a igreja! Para isso não importa qual a denominação ou confissão que adotou!!”

No entanto não é somente essa igreja Betesda que detém ou agrega a noiva de Cristo. Na verdade existem muitas outras com compromisso com a palavra de Deus.

O triste é que a igreja Católica tem tentado se espelhar em nós, e adotando os nossos erros pregando a prosperidade e milagres a granel. Já estão até falando em línguas em rede nacional. Ou seja, cometendo os mesmos erros que nós. É uma pena porque estão na mesma reza da nossa cartilha. Poderíamos tentar ensina-los direito, fazendo direito.

Que Deus nos Ajude!!!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Deus se faz ausente.

Que todos os meus amigos e amigas sejam, poetas e escritores; pensadores e questionadores de sí mesmos e do mundo. Que não fiquem só pensando pela mente dos outros; mas pensem por sí sós. Isso se chama maturidade. Deus quer que sejamos perfeitos. Ser perfeitos é ser maduros, adultos e não meras crianças esperando o pai ensinar a andar.

Será que seremos a vida toda assim? Trôpegos no caminhar? Vacilantes? Deus se faz ausente para aprendermos a caminharmos com nossas pernas. Precisamos crescer interiormente e reconhecer que sem ELE nada somos. A dualidade existe em todos os setores da vida mesmo na questão religiosa. Somos filhos de Deus aprendendo a viver sob a sua tutela. O olhar de Deus está sobre nós.

Mas a vida é dura... E será que vamos recuar a todos os percalços que nos sobrevém? Deus nunca nos abandona a não ser, para nos ensinar a caminhar a dura caminhada da vida. Por isso oro. "Que Meus amigos sejam poetas e escritores; pensadores e questionadores de sí mesmos e do mundo." Pois eles sendo assim, me ajudarão no meu caminhar trôpego e muitas vezes vacilante...

Que Deus me ajude!!!

Confissão (Izabel Santos)

Dia desses falávamos sobre confissão e uma amiga tentava me convencer sobre a necessidade de se confessar… Quando a Bia começou a rir e disse: “- pessoal paguei o maior mico na comunidade outro dia. Estava no meio de uma confissão comunitária, e o Padre falava com voz suave e rolava uma música bem bonita de fundo nos conduzindo a fazer a confissão dos nossos pecados a Deus e a nos arrependermos. Depois da confissão viria a comunhão, só que, em dado momento ouvi o Padre dizer: -” Deus os acompanhem e vão em paz”. Me levantei assustada, acordei na hora do amém.”

Sempre achei que deveríamos confessar os nossos pecados a Deus, pois o homem é passivo de erro e só Ele, Deus,tem poder para nos perdoar os pecados. Esse fato que aconteceu com a Bia que eu relatei foi importante para mim porque pude perceber que as coisas tem mudado. As pessoas estão começando a obedecer o que a bíblia diz ” Examine-se o ser humano a si mesmo coma e beba deste cálice” (I Cor. 11:28)

domingo, 4 de abril de 2010

O evangelho

Serei breve.
Não sei que me deu de ser evangélico justo nestes
tempos de tantas discórdias e dissenções.Por isso todos os dias deixo de ser e reflito,
discuto e critico com olhares de quem está de fora. Quem está de fora vê melhor.
Quem está de fora tem a visão mais ampla e apurada. Mas como foi que essa
gente passou tão depressa do EVANGELHO de Cristo para outro evangelho similar.
Os genéricos estão aí. Tão parecidos que até tem gosto,cheiro e efeito.
Mas engana-se quem pensa que cura. O EVANGELHO não é doce; é fel que desce pelo estômago
e vai limpando todas as impurezas do corpo, alma e espírito. No entanto é fácil abraçar um evangelho sem reflexão e compromisso.Então deixo de ser evangélico para ser mais ainda seguidor de Cristo o meu único Senhor.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Meus pensamentos sobre a vida

Tantas coisas ruins acontecem no mundo que não seria diferente entre os evangélicos. Muitas pessoas morrem de câncer e até mesmo de Aids. As pessoas morrem de acidente de avião, atropelamento e acidentes de carro. Tantas pessoas morrem diariamente.
Na segunda guerra mundial morreram 6 milhões de judeus. Em Huanda ouve um genocídio bárbaro e sem precedentes que culminou com a morte de quase dois milhões de seres humanos. O mundo ignora ou finge ignorar que Darfur, no Sudão, é cenário de uma guerra de extermínio contra uma população indefesa.

O mesmo mundo que se apieda de um filhote de urso-polar abandonado pela mãe no zoológico de Berlim fecha os olhos para as centenas de milhares de crianças subnutridas dos 130 campos de refugiados de Darfur. Ao todo, já morreram 300.000 pessoas. Hoje, os ataques acontecem com menos intensidade do que no início da guerra, em 2003 e 2004.

Estima-se que mais de 15 000 pessoas sejam infectadas por dia em todo o mundo (dados de 1999); 33 milhões estão atualmente infectadas, e 3 milhões morrem a cada ano por causa da Aids. A esmagadora maioria dos casos ocorre na África. Regiões em risco com alto crescimento de novas infecções são a do leste da Europa , a Índia e o Sudeste Asiático. No Brasil vivem mais que 650 000 pessoas de idade entre 15 e 49 anos com o HIV (estimativa da Organização Mundial da Saúde, UNAIDS). A taxa de infecção de consumidores de heroína ronda os 80% em muitas cidades européias e americanas.
Em 2004 houve 141 mil mortes (ou 13,7% do total de óbitos) por câncer.
As mortes por conta do câncer de próstata aumentaram 95% entre 1979 e 2004.

O que mais posso dizer sobre mortes que alguém já não saiba? As nossas vidas não estão blindadas por uma força sobrenatural que nos protege de tudo e todos os ataques do mundo. Ou será que Deus tem prediletos que a todos os momentos corre para socorrer como que em um passe de mágica?A situação atual dos acidentes de trânsito no país é alarmante.
As companhias de seguros registraram, em média, 43.000 sinistros de morte por ano nos anos 2002 a 2005. As conseqüências sociais dos acidentes são gravíssimas, porém mal conhecidas. O custo sócio-econômico deve ser no mínimo da ordem de 30 bilhões de Reais por ano.
Vários Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) publicam estatísticas estaduais e municipais mostrando evoluções preocupantes: Os números de acidentes e de vítimas estão aumentando. Os usuários não protegidos (pedestres, ciclistas, motociclistas) passaram a representar, em vários Estados, mais da metade das vítimas e das vítimas fatais.Muitas vozes elevam-se para alertar o poder público sobre a gravidade desta situação. Numerosas entidades competentes tentam reagir localmente, apesar da dramática carência de suporte em coordenação a nível nacional.O que mais posso falar quando também perdi um amigo neste trânsito caótico de São Paulo? E eu fico a olhar no horizonte, crendo que um dia matarei a saudade. Logo o encontrarei e o abraçarei bem apertado e direi: Que falta você nos fez!!!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ricardo em debate

Esses dias aqui no blog, falamos sobre representatividade evangélica, ao mencionar a participação do Pr. Silas Malafaia no Programa do Ratinho no SBT. A Rede Globo escolheu no ano passado, o Pr. Israel Belo de Azevedo, como representante do protestantismo no Programa "Sagrado", exibido na emissora e no Canal Futura. Agora em 2010, parece que trocaram de representante protestante, pois quem gravou o programa foi o Pr. Ricardo Gondim. Mas será que o que ele expressou nos vídeos acima, realmente representa o pensamento do protestantismo?

Veja, reflita e deixe aqui seu comentário.
Postado por Juber Donizete Gonçalves às 21:59
8 comentários:

Nerly Nunes disse...
O pastor Belo, aparentemente, nao recuou da Biblia. Creio que ele nao tenha se deixado enganar como esse pastor Ricardo Gondim.O Belo nao negou, ao menos no programa da Ana Maria Braga,a verdade na Palavra de Deus. Assim tambem foi ao ser entrevista em sua igreja pelo Oscar Magrini.

Mas todo cuidado é pouco! Com O Sagrado ( que nao tem nada de sagrado!) surge uma mensagem que é dissimilada e nao deixa de ser uma tapeação e uma apologia ao ecumenismo. Com isso, a Globo quer mostrar as pessoas que religiao é tudo a mesma coisa, todas pregam uma salvaçao, todos os caminhos e religioes levam a Deus, mas para mim adiferença é tudo! "... para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo" (Lv 10.10). E enquanto neste programa chamado "Sagrado" perdurarem mensagens antibiblicas favorecendo o ecumenismo,eu vou dizer "Nao".

"(...) para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo crei que tu me enviaste" (Jo 17.21).Jesus não orou pela unidade institucional, mas pela união espiritual.( E ese pastor nao ve isso!) Jesus quer que todos os crentes sejam unidos em amor e graça, assim como Pai e o Filho são um.Para mim, seja qual for a minha cultura, língua ou nacionalidade,eu como cristao nao vou junto com outros venerar e adorar imagens,e eleger outros nomes além de Jesus Cristo (At 4.12; Fil 2:9).

O desejo de Jesus é que Seus seguidores tenham os mesmos pensamentos e as mesma atitudes, instruídos e guiados pelo Espírito Santo (Ef 4.3). O pastor esta negando isso com cristao evangélico.

Jesus citava as Escrituras para autenticar a Sua mensagem, dizendo: "Errais não conhecendo as Escrituras" (Mt 22.29).

"..e tenha ódio aos clamores vãos e profanos e ás oposições aquilo que,alguns de modo errado,chamam de 'conhecimento'." (I Timoteo 6:20).

Jesus mandou que pregassemos sua palavra. Respeitar o outro é uma coisa (e importante), mas aceitar que Deus esteja sendo negado e se calar sem lhes falar da verdade que conhecemos é mais do que negligencia.

Esse pastor deveria aprender com Jesus! Como Jesus tratou aos fariseus ? Leia Mateus 23...No texto voce encontra varios "ais" ditos por Jesus contra eles...Quer um exemplo? "Ái de vós, escribas e fariseus hipócritas "; outro: "Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?" (Mateus 23:33).

Jesus acusou aos que nao queriam diziam religiosos de filhos do Diabo: "Vós sois filhos do demônio e quereis fazer a vontade de vosso pai..." (Joao 8:44).

Ao contrario disso, esse "pastor" baixou as asinhas pra Globo..

Espero de pastores que ainda pregam a Jesus com verdade e sem fingimento. Se a intençao da série foi mostrar as pessoas que todas as religioes levam a Deus, pregam a paz e devem por isso se unirem, nao surtil efeito naqueles que servem unicamente a Deus através de Jesus Cristo, que tem o Espirito Santo e sao guiados por Ele

Finalmente, minha oração é que pastores de todo o meio evangélico nao se deixem persuadir por meio dessas ideias televisivas ecumenicas, ao contrario, que preguem unicamente a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas no meio deles, e mostrem, com sabedoria e ousadia no falar a genuina mensagem de Deus na Bíblia Sagrada aos que vivem enganados e alienados atras do Ecumenismo. Estamos em um caminho diferente..."Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?"(Amós 3:3). E Paulo deixa uma pergunta: "Que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?" (2 Co 6.14).Diante disso, como seguidores de Jesus devem saber que ele deseja que os que o seguem devem ter os mesmos pensamentos e as mesma atitudes, sendo instruídos e guiados pelo Espírito Santo (Ef 4.3).

Grande abraço e fiquem na paz!
12 de março de 2010 00:44
Juber Donizete Gonçalves disse...
Nerly,

Obrigado pela participação. Geralmente tudo que vem da Globo, com respeito aos evangélicos, os mesmos costumam ficar com um pé a traz. Alguns fatos em outras épocas, ficaram na memória do povo. Pessoalmente, não sei qual o critério que a maior emissora de tv do Brasil, usou para escolher tanto o Pr. Israel, como o Gondim, como representantes do protestantismo. O pensamento expresso por Ricardo Gondim no programa "Sagrado", encontra concordância em alguns evangélicos, mas é provável que a maioria não concorde com sua argumentação.

Graça e Paz.
12 de março de 2010 16:09
gentil pereira disse...
"...Esse pastor deveria aprender com Jesus!...Ao contrario disso, esse "pastor" baixou as asinhas pra Globo..
...O pensamento expresso por Ricardo Gondim no programa "Sagrado", encontra concordância em alguns evangélicos, mas é provável que a maioria não concorde com sua argumentação."

Gostaria de comentar algumas coisas que acho importantes.
Primeiro: Aprendi a me referir a pastores com reverência, respeito pois Daví, o Rei Daví não ousou levantar-se contra Saul pois ele era escolhido de Deus. O arcanjo Miguel não ousou pronunciar palavras de maldição contra Satanás antes disse " O senhor te repreenda" Estou dizendo isso porque percebi um tom de sarcasmo ao escreverem sobre o Pastor Ricado Gondim e isso é satânico e diabólico.
Segundo: Pensamentos adversos é algo milenar. Isso já aconteceu até mesmo em Atos, quando o Apóstolo Paulo, Barnabé e até mesmo Pedro divergiram. É normal as divergências com respeito o que entre os Evangélicos não existe hoje em dia, RESPEITO.
Terceiro: Aprendi que os peixes mortos boiam, e os vivos nadam contra a maré para procriarem, os pássaros para voarem mais alto,voam
contra o vento.Prcisamos tomar cuidado pra não estarmos apoiando a maioria, porque a vóz do povo não é a vóz de Deus
Quarto: Reproduzo aqui o qu etá escrito em Atos 5:38 "Dai de mãos a esses homens, e deixai-os porque se esse conselho ou esta obra é de homens se desfará, mas, se é Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes achados combatendo contra Deus.Quinto e último:Da mesma forma que julgarmos seremos julgados... se julgamos sem misericordia, sem misericordia seremos julgados. Eu não preciso defender ninguém ( muito menos o Pastor Ricardo Gondim )pois é Deus que o Justifica... Ele é o nosso Juitificador. A paz e fiquem com Deus.
Gentil
14 de março de 2010 22:11
Juber Donizete Gonçalves disse...
Gentil Pereira,

Somente a segunda frase foi escrita por mim, não a primeira, portanto só posso me referir a última. Somente o fato de não citar a função de uma pessoa (no caso pastor) não é sinônimo de sarcasmo e nem falta de reverência. Eu também sou pastor, e quando me chamam apenas pelo nome não fico ofendido. Da minha parte não faltei com respeito a pessoa citada. Alías, apesar de não concordar com a Teologia Relacional ou do Processo, já postei outros artigos dele aqui no blog, com os quais concordo. Ricardo Gondim é uma pessoa que eu respeito, apesar de não concordar com tudo que ele pensa. O que está sendo questionado aqui não é a pessoa ou ministério do Pr. Ricardo Gondim, mas qual o critério dessa escolha por parte da Globo e o fato de que seu pensamento não expressa o que maioria dos evangélicos pensam. Quanto a essa maioria evangélica, não estou aqui dizendo que ela está certa ou errada, simplismente estou afirmando que as palavras dos vídeos da postagem, não podem ser tomadas como representação do que o protestantismo crê em sua maioria.
15 de março de 2010 08:59
Rubinho Osório disse...
Pastor, concordo que não há possibilidade de uma pessoa representar os cristãos protestantes/evangélicos principalmente porque esse grupo não existe. É, na verdade formado pelos "cristãos não-católicos", uma miríade de grupos diversos e contraditórios. Prova disso são os dois comentários anteriores...
Quanto ao conteúdo da fala de Gondim, estou contigo: concordo com parte, discordo em parte, respeito no todo.
15 de março de 2010 15:23
Juber Donizete Gonçalves disse...
Rubinho,

Concordo com você que o termo mais adequado para os protestantes/evangélicos seja de "cristãos não-católicos". Até porque no Brasil, tirando algumas minorias religiosas, quem não é católico ou espírita é evangélico.

Um abraço.
16 de março de 2010 08:52
gentilpereira disse...
Olá caros amigos...
Rubinho Osorio acertadamente fêz um comentário que eu já tinha pensado mas não tive coragem.
E hoje posso ir mais além. Quando Betinho um sociologo de renome, se alguem não conhece, a alguns anos atrás convocou a população Carioca a se unir em pro dos mais pobres, para acabar com a fome.Os "evangélicos" não apoiaram mas se dividiram entre si. A Universal fez campanhas para arrecadar alimentos de um lado, a Batista também fez mutirões e a Assembléia de Deus da mesma maneira. Todos em um só propósito, porem, divididos pelas placas de suas igrejas. É, tem razão... Bobo é quem põe a mão na cumbuca.
19 de março de 2010 20:35
Juber Donizete Gonçalves disse...
Gentil Pereira,

Me lembro da campanha do Betinho, e o Caio Fábio a fez juntamente com ele no Rio de Janeiro.

Obrigado pela participação.
24 de março de 2010 11:24