Bem Vindo


Faça um blogueiro feliz. Comente e compartilhe com os amigo.

domingo, 11 de abril de 2010

Ser evangélico

Ser evangélico hoje não é fácil. Ser evangélico significa ser motivo de chacota, ser olhado com desdém e receber criticas horríveis. Ser evangélico é passar por vergonha, ser humilhado e caluniado. Ser evangélico não é fácil.

Finalmente me dei conta de que o termo “evangélico” perdeu, por completo, seu conteúdo original. Ser evangélico, pelo menos no Brasil, não significa mais ser praticante e pregador do Evangelho (Boas Novas) de Jesus Cristo, mas, a condição de membro de um segmento do Cristianismo, com cada vez menor relacionamento histórico com a Reforma Protestante – o segmento mais complicado, controverso, dividido e contraditório do Cristianismo. O significado de ser pastor evangélico, então, é melhor nem falar, para não incorrer no risco de ser grosseiro. Mas havia uma época que ser evangélica era sinônimo de status o que também me faz ter vergonha de ser.

Sinceramente... não sei o que é ser evangélico. Partindo do princípio do significado da palavra deveria ser um nome que indicasse aqueles que seguem a Jesus pregam o evangelho “ boas novas”. Mas esse rótulo tornou tão permissivo, cheio de nocividades que já entendo como nocivo. Uns partem para misticismo, outros para o sincretismo religioso.

E na verdade não posso me achar detentor da verdade. Em minha teologia cristã há erros e falhas a serem concertados Ainda bem que Deus me deu sentido, percepção, intuição e o seu espírito para dicernir o bem e o mal. Quando critico a minha instituição faço com presteza, pois conheço.

Mas tenho que fazer isso sem exageros. Minha esposa sempre me diz que para elogiar um, não preciso denegrir a imagem do outro... Mas isso é tão difícil que algumas vezes não resisto. Alguém escreveu : “A igreja Betesda, continua uma congregação que agrega a noiva de Cristo que é a igreja! Para isso não importa qual a denominação ou confissão que adotou!!”

No entanto não é somente essa igreja Betesda que detém ou agrega a noiva de Cristo. Na verdade existem muitas outras com compromisso com a palavra de Deus.

O triste é que a igreja Católica tem tentado se espelhar em nós, e adotando os nossos erros pregando a prosperidade e milagres a granel. Já estão até falando em línguas em rede nacional. Ou seja, cometendo os mesmos erros que nós. É uma pena porque estão na mesma reza da nossa cartilha. Poderíamos tentar ensina-los direito, fazendo direito.

Que Deus nos Ajude!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu parecer... E que Deus te abençoe.