Bem Vindo


Faça um blogueiro feliz. Comente e compartilhe com os amigo.

domingo, 6 de junho de 2010

A teoria da relatividade

Se você não crê no que escrevo, não tem problema. Você tem o direito e dever de, antes de crer, analisar com minuciosidade o que escrevo. Parta então do princípio que eu estou errado, mas posso estar certo. O Certo e Errado é relativo?

Alguns conclui que não há o certo e nem o errado.

"Há apenas valores individuais distorcidos. É uma pena que os verdadeiros valores morais religiosos e culturais estejam engavetados para quando for conveniente." (PSIDIUM GUAJAVA-prof de Historia.)

Desta maneira,contudo, creio que há coisas que fazem mal em absoluto, como corrupção, poluição, tratamento desumano, miséria, torturas, etc. Ou isso também pode ser relativizado?
1º É possível obter conhecimento isento de ideologia, ou todo conhecimento é ideológico?
2º As verdades matemáticas são absolutas?
3º Os animais, à exceção do homem, podem comportar-se como lhes for mais conveniente, pois as questões de certo e errado não lhes dizem respeito?

Entendo que o relativismo tenha vindo como resposta a uma sociedade em que os “certos e errados” eram elaborados de forma arbitrária e manipuladora. Por outro lado, a ausência total de critérios de certo e errado pode fazer com que os desejos mais egoístas do ser humano possam ser levados a cabo diante de uma platéia apática. De toda forma, é uma discussão que deve ser mantida em aberto, pois acredito que é algo que deve ser constantemente refletido, e não ignorado meramente de uma forma simplista.

Os que dizem que tudo é relativo podem estar errados ou certos,já que acreditam na relatividade.
Mas o certo é que nem tudo é relativo.
Para pensar:

"Num momento em que as ideologias cientificistas e os movimentos irracionalistas parecem constituir as duas faces de uma mesma medalha, não é de se estranhar que o pensamento se torne desfigurado. Por isso, torna-se urgente redescobrirmos um pensamento de liberdade, capaz de zombar, não somente dos dogmatismos, integrismos e moralismos, mas de todos os ceticismos relativistas, a fim de fazermos de nosso esforço de conhecimento uma aventura infinita de busca da verdade." (Hilton Japiassu)


E que Deus nos Ajude!

( Gentil Pereira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu parecer... E que Deus te abençoe.