Bem Vindo


Faça um blogueiro feliz. Comente e compartilhe com os amigo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

O Mito da Caverna.

Por gentil pereira


Já refeito dos baques doutrinários começo a levantar a cabeça sobre as águas revoltas; o ser humano é mau e capaz de todas as coisas se baseado em sua ganância de poder. 

Quando o ser humano se tornou consciente da necessidade de proteção e de direção, de purificação, para livrar-se das infecções, e de poder que estava além de suas forças individuais;

Em resposta a essas necessidades, surgiam homens desabusados, homens sábios, homens sagazes e ladinos que se tornaram magos, feiticeiros, sacerdotes, chefes ou reis. Não devemos julgá-los impostores ou usurpadores do poder, nem ao resto da humanidade suas vítimas.

No entanto todos os seres são obscuros e complexos nos seus motivos de ação. Inúmeros motivos levam as pessoas a buscar ascendências sobre os demais, mas nem todos são baixos ou maus. Os feiticeiros acreditam em suas magias, os sacerdotes em suas cerimônias, os chefes em seu direto.

A história da humanidade, daí por diante, é a história dos esforços mais ou menos cegos para se formular um propósito ou um fio comum, em relação aos quais todos possam viver felizes, para criar e desenvolver uma consciência comum e um sistema comum de conhecimentos que sirvam e iluminem o propósito da vida.

Por toda parte, a humanidade está buscando o saber, o domínio e o poder mágico; por toda parte as pessoas procuram honestamente ou desonestamente, governar, dirigir ou reconciliar e harmonizar as confusões do mundo.  O que nos resta é continuarmos com o nosso caráter intocável.

Quando somos sinceros os céus arma complô a nosso favor. Mas o mais importante é termos em nós a verdade ou no mais buscarmos o sentido mais verdadeiro para vivermos em paz com Deus e com nossos semelhantes...

Sabendo da armação social, não vejo saída. Tudo é muito injusto, pois saí da caverna, mas a caverna continua em mim.


Que Deus me Ajude!

Um comentário:

  1. Quando saímos da caverna ficamos sós. Se tentamos mostrar aos outros que existe uma maneira diferente de viver, seremos ridicularizados.
    A solução parece simples - Vivamos a nossa vida, fazendo o que consideramos correto, sendo isto suficiente.

    ResponderExcluir

Deixe seu parecer... E que Deus te abençoe.