Bem Vindo


Faça um blogueiro feliz. Comente e compartilhe com os amigo.

sábado, 13 de novembro de 2010

Esse mimimi Teológico me enoja.

Por gentil pereira




A teologia brasileira já deu o que tinha que dar. Se não bastasse termos que estudar a homelética e a angiologia, agora me aparece essa teologia relacional. Que bicho é esse meus amigos que temos que encarar nas escolas teológicas? Já não temos a teologia ocupacional, a teologia da prosperidade, a teologia escatológica, a teologia da predestinação, teologia da trindade, teologia moderna, teologia antiga?

A teologia é o estudo de Deus e das suas relações com o Universo. Isso inclue uma interpretação da fé, da experiência e da prática religiosa. A teologia então poderia tratar de estudar as variáveis concepções de Deus ou o estudo de deuses existentes.

No entanto esse mimimi teológico me enoja. Ao estudarmos a teologia, nos aprisionamos entre quatro paredes e nossos pensamentos não se expandem para outros horizontes concepcionais. Essas paredes teológicas nos aprisionam e escravizam as idéias que temos de um Deus tão somente religioso.

Como de costume afirmo que Deus não está na religião ou mesmo nos campos teológicos, assim como a filosofia não é um fim em si, mas um meio que nos faz questionarmos e crescermos dentro e fora de nossas concepções pré-determinadas em relação a Deus. Os catedráticos que me perdoem se puderem...

Mas a teologia está mais para aprisionar a Deus em uma caixinha de fósforo do que para descobri-lo ou conhecê-lo. Deus não se conhece através da filosofia, teologia, psicologia ou qualquer ia existente. O conhecer a Deus é subjetivo e todos têm Deus em si da forma que se pode abiscoitar.
A teologia precisa ser tão somente um meio ou um caminho que nos traz o conhecimento e não um fim. Porém o mimimi teológico tem feito divisão entre o conhecimento e o saber.

Eu sei (saber) que as coisas funcionam assim, mas não conheço como posso reter em mim sabedoria crescente dentro da teologia, essa é a teologia rasa e fraca diante de um saber pungente que é o cristianismo. A teologia pode nos acudir a conhecer, mas não pode fazer com que se quebre as paredes se não sairmos das bitolas teológicas pré-determinantes diante de um evangelho mau e caótico.

Saíamos então da teologia prisional e ousemos andar na filosofia-teologica, mas não a catedrática que nos empurraria ao mesmo patamar desta teologia carcomida pelo tempo.
Ousemos...



Que Deus nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu parecer... E que Deus te abençoe.